segunda-feira, 23 de novembro de 2015


       
Galileu Galilei e o nascimento da Ciência Moderna

Para conhecermos uma ciência e suas aplicações, ou seja, ter total domínio sobre esta, não nos basta utilizar um livro didático ou assistir na mídia alguma reportagem sobre algum assunto científico; é importante conhecer também o papel desta ciência na sociedade, através de sua história. Não aquela história que relata fatos, nomes de cientistas ou datas, mas da história que busca entender a ciência como uma construção realizada por homens que, através do conhecimento, procuram dar respostas as questões que lhe são postas pela realidade do seu tempo. Isso significa que devemos conhecer a produção científica através das discussões que foram feitas, que divergências foram debatidas até aquela teoria ser aceita pela maioria dos cientistas de determinada época. 


 A experimentação:

Se deixarmos cair uma folha de papel e um caderno de uma mesma altura qual chegara primeiro ao solo? talves você responda que o caderno chega primeiro porque é mais pesado. Aristóteles também pensava assim. Não só  pensava que construiu uma teoria para justificar este fato.
A teoria de Aristóteles era a seguinte: existiriam na terra apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e todos estes elementos teriam o seu lugar natural. O ar teria o seu lugar sobre a superfície da terra: o fogo um pouco mais acima. A água e a ter, consideradas mais pesadas, tenderiam para o centro da terra. Quanto mais pesado fosse o elemento mais rapidamente ele cairia.
Galileu discordou de aristóteles, principalmente no que tange á queda dos corpos, afirmando que as ideais de Aristóteles eram falhas e para tanto, Galileu utilizou-se de experiencias para provar as suas hipóteses sobre a queda dos corpos.
Baseando-se nas suas experimentações ele conseguiu mostrar que "dois corpos, quando abandonados de uma mesma altura e ao mesmo tempo, chegarão ao solo juntos independentemente de seus pesos". Conta a lenda que Galileu procurou realizar esta experiência atirando bolas de diversos pesos da torre de Pisa, sua cidade natal. O que na verdade Galileu conseguiu provar em sua época era que, quando desprezamos a resistência do ar, os objetos sofrem ação única e exclusivamente da aceleração gravitacional. Ele ainda descobriu uma relação matemática para a queda dos corpos analisando o problema de uma forma mais precisa.  

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CONTRIBUIÇÃO DE GALILEU GALILEI PARA A CIÊNCIA MODERNA

Contribuição de Galileu Galilei para a ciência moderna:

 
  Galileu é considerado por muitos o pai da ciência moderna porque foi o primeiro a combinar observação experimental com a descrição dos fenômenos num contexto teórico, com leis expressas em formulação matemática. Pode-se dizer que Galileu marcou a transição da filosofia natural da Antiguidade ao método científico atual. Segundo Galileu, o universo é "um grande livro que continuamente se abre perante nossos olhos", mas "que não se pode compreender antes de entender a língua e os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras; sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto".
   
  
   Galileu deu contribuições significativas ao conhecimento do movimento, e dentre elas destacam-se os seguintes temas:

 _ Movimento Uniforme: Galileu teceu importantes considerações sobre o movimento uniforme. Ele percebeu que é impossível decidir sobre quem está em movimento, no caso de dois objetos isolados dos demais, com movimentos uniformes. Pode-se tão somente dizer que um está em movimento em relação ao outro. 
 
 _ movimento dos Projeteis: Galileu empreendeu uma série de estudos sobre a queda livre dos corpos. Dessa forma, estabeleceu as equações básicas do movimento uniformemente acelerado, embora o tenha feito para o caso específico da queda livre. Compreendeu ainda que a trajetória dos projéteis, na ausência da resistência do ar, é uma parábola. 

 _ movimento de Pendulo Simples: Galileu percebeu que o período do movimento pendular não depende da amplitude (conhecido como isocronismo do pêndulo).  Este fato, devidamente trabalhado por Huyghens, veio a revolucionar a forma de medir intervalos de tempo e, portanto, de construir relógios. Medidas de tempo são imprescindíveis na observação dos fenômenos físicos.  Na Astronomia que Galileu realizou o trabalho mais polêmico. Em 1609 aperfeiçoou o telescópio e, através da interpretação que deu ao que nele observava, lançou novas luzes sobre o Universo em que vivemos, mas, principalmente, estabeleceu um novo procedimento para chegar ao conhecimento da Natureza e mudou a visão de mundo dominante na época. O telescópio astronômico de Galileu ampliava a área dos objetos mil vezes, além de reduzir cerca de 30 vezes a distância aparente.

  _ 

ROMA ANTIGA




Roma antiga



Denomina-se Roma antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Em seus séculos de existência, a civilização romana passou de uma monarquia para uma república oligárquica, até se transformar em um império cada vez mais autocrático. O império Romano chegou a dominar o sudoeste da Europa  Ocidental, Sudeste da Europa/Bálcãs e toda a bacia do mediterrâneo através da conquista e assimilação.A herança cultural deixada pelos romanos contribuiu para transformá-los no mais importante e influente povo da civilização ocidental.Alguns fatores contribuíram para a ocupação da região:- os aspectos físicos( Roma está localizada na península Itálica- o solo fértil( facilitava a produção de alimentos)- ausência de bons portos (isolando relativamente na região)A roma antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império.



GRÉCIA ANTIGA

    Caracteristicas da Grécia Antiga:

 A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.A civilização Grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.  A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos.Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no (século V) . Platão e Sócrates são os filósofos mais conhecidos deste período.A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HISTÓRIA: Feudalismo

   feudalismo é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Essas terras pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência.
  Inicia com o período das invasões bárbaras e a posterior queda do Império Romano do Ocidente por volta do século v.  Os povos “bárbaros” ao ocuparem parte das terras da Europa Ocidental contribuem com o processo de ruralização e o surgimento de diversos reinos, dentre os quais se destacou o Reino dos FrancosPredominante durante toda a Idade Média, o feudalismo se caracteriza pelas relações de vassalagem  e de autoridade e posse da terra.As vilas e o colonato tornam-se o centro da nova estrutura sócio-econômica que tem um sistema produtivo basicamente voltado para o suprimento os feudos podiam tanto ser enormes territórios com cidades inteiras dentro deles, ou apenas uma fazenda, variando muito de um para o outro. Na época do império Carolíngio, feudo significava “benefício”, era o nome dado ao benefício que o suserano cedia ao vassalo e, que na maioria das vezes era a posse de terras. E ai está o porque que “feudo” designa hoje a propriedade em si.das necessidades individuais dos feudos. O senhor feudal ou suserano era quem tinha a posse das terras e as cedia aos vassalos que deveriam trabalhar nelas para sustento próprio e, no que chamavam de corveiaA Igreja nesse período assume a posição de único poder centralizado.O fim do sistema feudal costuma ser delimitado pela queda do Império Romano do Oriente (Queda de Constantinopla). Dentre eles podemos destacar a fome ocasionada pela estagnação das técnicas agrícolas aliada ao crescimento excessivo da população; a peste que assolou a Europa dizimando um terço da população já bastante debilitada pela fome; o esgotamento das reservas minerais que abalou a produção de moedas afetando inevitavelmente as operações bancárias e o comércio.

Santo Agostinho (Filosofia)

quinta-feira, 5 de novembro de 2015


    Artes


Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, conhecido, por usar lixo e componentes como açucar e chocolate em suas obras. É radicado em Nova York.
Nascido em São Paulo com nome Vicente José de Oliveira Muniz, chegou a cursar publicidade e propaganda. Em 1983, passou a viver em Nova York.Vik Muniz fez trabalhos inusitados, como a cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usando manteiga de amendoim e geléia.